Ações assistencial da equipe interdisciplinarno pós-operatório imediato neurocirúrgico: uma revisão integrativa

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
24559
4 pages
Research Article

Ações assistencial da equipe interdisciplinarno pós-operatório imediato neurocirúrgico: uma revisão integrativa

Bruno Abílio da Silva Machado, Samuel Lopes dos Santos, Pedro Lucas Alves Ferreira, Ângelo Raphael Alexandre da Silva, Fernando Antônio Ramos Schramm Neto, Winícius de Carvalho Alves, Francisco Gaunié de Sousa Pessôa, Patrícia Valério Santos Saraiva, João Costa Ferreira, Simone de Souza Cunha Ribeiro, Lindalva de Moura Rocha, Emerson Costa Moura, Paula Fernanda Gomes Privado, Deylson Silva de Oliveira, Natália de Jesus Sousa Cunha, Marcela Flavia Lopes Barbosa, Raimundo Nonato da Silva Júnior and Maria Idalina Rodrigues

Abstract: 

Introdução: Os pacientes neurocirúrgicos apresentam elevado risco de serem acometidos de complicações neurológicas e sistêmicas.Objetivo:Caracterizar a assistência prestada pela equipe multidisciplinar no pós-operatório Imediato neurocirúrgico. Metodologia: Trata-sedeumarevisã obibliográ ficadecaráterd issertativoe explicativo, foram realizadas na Biblioteca Virtual em Saúde: SciELO, BDTD) e Bases de Dados BDENF, o período da busca ocorreu entre fevereiro a março de 2022, com delimitação temporal de 2016 a 2022. Utilizouos DeCS: Cuidados Interdisciplinar, Pós-cirúrgico e Humanizaçãoe MeSH: Interdisciplinary Care, Post-surgicaland Humanization, com suas variações em português, inglês e espanhol, interrelacionados com os operadores booleanos AND e OR. Osincluídos artigos originais, disponíveis na íntegra, relato de experiências, teses e dissertações sobreatemáticaemquestão, publicados no período de 2016 a 2022, nos idiomas inglês, português e espanhol. Como critério de exclusão decidiu-se por não utilizar artigo que não estava ajustado ao objetivo de estudo, que fugiram do tema proposto pelos autores, os que se encontravam duplicados nas bases de dadoseletrônicas, textos que se encontram incompletos, indisponível na íntegra, as revisões de literatura, guias,manuaistécnicos ecartasaoleitor. Durante a pesquisa foram encontrados 64 artigos na biblioteca SciELO, 18 resultados na BDTD e 17 na Base de dados BDENF, totalizando 99 estudos encontrados. Destes, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 88 foram excluídos e 11 estudos foram selecionados. Resultados e discussão: Nessa perspectiva, à equipe multidisciplinardeve promover ações para a prevenção de complicações decorrentes do procedimento anestésico cirúrgico, acompanhar o paciente em todas as etapas do seu tratamento, inclusive disponibilizar todos os recursos necessários para o sucesso do procedimento, supervisionando todas as ações da equipe de enfermagem. Para isso, faz-se necessário que se atualize constantemente e exerça a educação continuada com seus colaboradores. Conclusão: Fica evidente, a partir dos resultados encontrados, a importância do papel da equipe multidisciplinar para minimizar as complicações pós-operatórias. Todavia, destaca-se a importância de novos estudos na temática de interesse.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.24559.05.2022
Download PDF: