Acolhimento com classificação de risco: percepção de usuários de uma emergência pediátrica

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
09
Article ID: 
17537
4 pages
Research Article

Acolhimento com classificação de risco: percepção de usuários de uma emergência pediátrica

Orlanda Alves Barreiras, Tiago Sousa de Queiroz, Joana França Brito, Soraia Santos de Almeida, Fernanda Andrade de Lima, Marcela Silva de Araújo, Adriele Rosa de Oliveira Viana, Patrícia Silva Luz, Ana Paula Steffens and Thais Silva Pereira Campo

Abstract: 

Introdução: O Acolhimento com classificação de risco é um instrumento para acolher cada usuário mediante o seu risco e gravidade, através de sinais e sintomas, escuta qualificada, norteado por fluxogramas. Objetivo: Conhecer a percepção dos responsáveis pelos usuários que necessitam de atendimento na emergência pediátrica sobre o acolhimento com classificação de risco. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de entrevista gravada, seguindo roteiro semiestruturado, em um hospital materno-infantil, localizado em Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Participaram do estudo pais ou responsáveis das crianças que foram atendidas na emergência do hospital. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo Temática. Resultado: Os participantes relataram que os profissionais procedem com a anamnese e os sinais clínicos das crianças afim de identificar a necessidade da classificação ao atendimento emergencial através do acolhimento, em seguida realizam os procedimentos pertinentes voltados a conduta da enfermagem para então aguardar a avaliação medica e seguir com o tratamento prescrito. Considerações Finais O acolhimento com classificação de risco é percebido como eficaz, pois os profissionais são altamente capacitados para atender o público alvo de forma humanizada, possuem conhecimento teórico aprofundado sobre a temática, seguem padrões pré-estabelecidos pelos protocolos.

Download PDF: