Análise descritiva da qualidade de vida e medo da covid do professor do ensino superior

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
23394
4 pages
Research Article

Análise descritiva da qualidade de vida e medo da covid do professor do ensino superior

Emmanoela De Almeida Paulino Lima, José Carlos De Lacerda Leite, José Nildo De Barros Silva Junior, Haline Costa Dos Santos Guedes, Dilyane Cabral Januário, Weber Toscano De Brito Filho, Milena Silva Bezerra, Alexandra De Luna Freire Holanda, Diego Bruno Gonçalves Macedo and Lidiana Medeiros Mendes Da Costa

Abstract: 

O mundo tem enfrentado um processo pandêmico causado por um vírus denominado de Coronavírus Sars-cov-2 que causa uma doença conhecida como covid-19, com alta transmissibilidade, sintomas abrangentes e índice de mortalidade preocupante. A Organização Mundial da Saúde orienta pelo isolamento social, fato que tem impactado amplamente na qualidade de vida e nas relações pessoais bem como na saúde mental, sobretudo dos professores que representam um grupo que foi bastante prejudicado pelos efeitos da pandemia. Nesse contexto este artigo objetivou descrever os impactos causados na qualidade de vida dos professores durante a pandemia de covid-19 e estabelecer a relação entre os construtos de qualidade de vida de professores universitários das redes de ensino públicas e privadas. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico, WHOQOL-bref e Medo da Covid-19, que foram aplicados de forma online e com a amostra de 279 observações. A metodologia utilizou uma abordagem quantitativa baseada em modelos de regressão lineares para estimar a qualidade de vida dos professores. Os resultados indicam que os docentes estão enfrentando uma situação nova no qual o medo da covid 19, os aspectos ambientais, seguidos do fator psicológico evidenciaram maior impacto na qualidade de vida dos professores.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.23394.11.2021
Download PDF: