Atuação do enfermeiro diante a reanimação do recém-nascido na sala de parto: condutas baseadas em evidências

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
22875
4 pages
Research Article

Atuação do enfermeiro diante a reanimação do recém-nascido na sala de parto: condutas baseadas em evidências

Thalyta Victoria Lourenço dos Santos, Lara Kamylli Felismino Chagas, Victória Iasmim Macedo Pinto Dantas, Gabriely Guede Guimarães, Beatriz Porto Costa, Millena Cavalcanti Ramalho, Aleksandra Pereira Costa, Kenia Anifled de Oliveira Leite, Smalyanna Sgren da Costa Andrade, Rayli Maria Pereira da Silva

Abstract: 

A parada cardiorrespiratória é definida como a interrupção súbita das funções cardíacas e respiratórias. Sabendo que um a cada 10 recém-nascidos necessitam de ajuda para iniciar a respiração, principalmente devido à asfixia perinatal, faz necessário o conhecimento e a habilidade em reanimação neonatal para toda a equipe de Enfermagem que atenda ao RN em sala de parto.. Objetivos: Descrever e analisar a percepção e as condutas realizadas pelo enfermeiro na Sala de Parto diante de uma parada cardiorrespiratória. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva - exploratória, com abordagem quantitativa, realizada a partir dos dados coletados por meio de um questionário semi-estruturado, aplicado aos enfermeiros que atuam na sala de parto do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), no ano de 2020. Resultados: Foram avaliadas a percepção e as condutas de 11 enfermeiros atuantes em sala de parto, diante de uma parada cardiorrespiratória. Embora todos os enfermeiros confirmarem a existência de protocolo no setor, observaram-se falhas e contradições quanto a assistência durante a reanimação. Percebeu-se um déficit no conhecimento teórico, associado principalmente a identificação dos parâmetros responsáveis por determinação de conduta durante a reanimação e ao direcionamento da assistência. Conclusão: O conhecimento sobre a parada cardiorrespiratória e a reanimação neonatal permitem direcionar a assistência prestada. Estudos dessa natureza busca despertar o interesse na educação voltada para reanimação neonatal, buscando melhorar a qualidade das práticas na assistência ao RN no momento do nascimento e possibilitando uma equipe preparada e que trabalhe de forma sincronizada no atendimento durante a PCR.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.22875.09.2021
Download PDF: