Atuação do médico no rastreio e manejo da nefropatia diabética na atenção Primária: Uma revisão integrativa

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
13
Article ID: 
25953
5 pages
Research Article

Atuação do médico no rastreio e manejo da nefropatia diabética na atenção Primária: Uma revisão integrativa

Larissa Dias Biolcati Rodrigues da Costa, Adelardo Rhian Oliveira Dos Santos Silva, Ana Paula De Paula, Cleidonilton Pereira Sales Junior and Marianne Da Guia Fernandes Da Costa Oliveira

Abstract: 

Introdução: O adequado reconhecimento e manejo da nefropatia diabética desde as suas fases iniciais é fundamental para a prevenção de complicações e redução de desfechos clínicos. A atuação bem sucedida do médico da atenção primária na detecção precoce e no manejo da nefropatia diabética é um fator determinante para uma adequada condução desses pacientes desde as suas fases iniciais. Objetivo: esclarecer o papel do médico no diagnóstico e acompanhamento da nefropatia diabética na atenção primária. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura sobre o papel do médico na abordagem da nefropatia diabética na atenção primária à saúde. A busca dos artigos foi realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), no período de agosto a setembro de 2022, nas bases de dados da Medical Literature Analysis and Retrieval System on- line (Medline) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Resultados: Foram selecionados 6 estudos. Os artigos selecionados eram todos provenientes da base de dados Medline. Nenhum estudo foi realizado no Brasil. Conclusão: Por fim, foi constatado que o manejo eficiente de pacientes portadores de nefropatia diabética na atenção primária tem como premissas a realização de exames de triagem e graduação do risco renal de maneira periódica, adaptação da terapia medicamentosa dos problemas associados, incentivo à mudança de hábitos de vida, identificação precoce de pacientes com piora de caso e encaminhamento ao nefrologista em tempo hábil.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25953.03.2023
Download PDF: