Avaliação da incidência da morbimortalidade por cânceres ginecológicosno Brasil

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
24162
6 pages
Research Article

Avaliação da incidência da morbimortalidade por cânceres ginecológicosno Brasil

Vânia Maria Silva Maranhão, Anne Caroline Machado Silva, Flávia Alessandra Mendes Barbosa, Vitória Silva Costa, Gleydson de Azevedo Almeida, Roberta Iris Cavalcante de Sousa, Flávia Licia Mendes de Assis, Henrique Cardoso Rodrigues and Maria Helena Rodrigues de Mendonça

Abstract: 

Objetivo: Avaliar a incidência da morbimortalidade dos cânceres ginecológicos entre 2001 e 2019, no Brasil, e correlacionar com a cobertura vacinal de HPV e do exame de PCCU. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo e espacial, de modelo epidemiológico do tipo ecológico de série temporal e de incidência de mortes para cânceres ginecológicos (CID-10: C51 -58) Resultados: Foi observada alta taxa de mortalidade nas UFs: São Paulo (22,02%), Rio de Janeiro (11,31%) e Minas Gerais (8,64%), e maior crescimento ao longo dos anos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, em que as diferenças das distribuições proporcionais entre 2019 e e 2001 foram, respectivamente, 4.57%, 3.56% e 2.95%. Conclusão: Foi observado o crescimento da morbimortalidade para cânceres ginecológicos em todas as regiões e UFs, sobretudo, nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Verificou-se que as neoplasias de maiores incidências são: colo de útero cervical e ovário e que fatores biopsicossociais são intrínsecos na motilidade dos índices ao longo dos anos.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.24162.03.2022
Download PDF: