Avaliação do nível de conhecimento acerca do suporte básico de vida dos acadêmicos de odontologia

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25690

Avaliação do nível de conhecimento acerca do suporte básico de vida dos acadêmicos de odontologia

Letícia Siqueira dos Santos; Thiago Vinícius Froes Pereira; Maria Alice Aguiar Soares; Geana Silva Cardoso Cerqueira Veloso; Geraldo Pinto Oliveira; Tatiane Beatriz Mendes Rodrigues; Lyllian Aparecida Vieira Almeida; Tallisson Matheus Oliveira Sales; Danielle Ladeia Santos; Fillipe Mendes Silva; Larissa Mendes Vilas Boas Alves; Beatriz Efigência Nogueira Machado Gomes; Cássia Gonçalves Queiroz; Siléia de Souza Oliveira; Jairo Evangelista Nascimento e Agna Soares da Silva Menezes

Abstract: 

Objetivo: Descrever o nível de conhecimento dos estudantes de odontologia acerca do Suporte Básico de Vida. Materiais e métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter transversal e quantitativa. Este estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa e aprovado sob o parecer de número 5.227.230. Trabalho realizado em instituição privada com ensino em Odontologia na cidade de Montes Claros, Minas Gerais/Brasil, sendo a população os acadêmicos. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário, enviado de maneira online através do Google Forms, juntamente com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A análise dos dados foi realizada a partir de levantamentos das respostas informadas com o auxílio do Programa Excel e, posteriormente tratadas a partir de estatística descritiva, com o uso do Software SPSS versão 21.0 for Windows – Statistical Packages for the Social Sciences. Resultados: Os acadêmicos conseguem perceber ausência de respiração e presença de parada cardiorrespiratória, mas o conhecimento prático para realizar as manobras é insuficiente para agir em urgências e emergências clínicas. Conclusão: É necessário a inclusão do tema nas grades curriculares dos cursos de odontologia, para que o acadêmico se torne um cirurgião dentista eficiente em situações críticas.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25690.10.2022
Download PDF: