Características neuropsicológicas de agressores de crianças: uma revisão sistemática

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25606
5 pages
Research Article

Características neuropsicológicas de agressores de crianças: uma revisão sistemática

Ana Paula Jesus da SILVA, Breno Rogério Ferreira RAMOS, Henrique Vaz da ROSA, Fernanda Ellen dos SANTOS, Jonatas Onofre Mariano LUIZ, Kauhan de Abreu MACHADO, Jéssica Silva de JESUS and Antonio de Pádua SERAFIM

Abstract: 

Este estudo teve como objetivo verificar características neuropsicológicas de agressores domésticos por meio de uma revisão sistemática de literatura. Foi considerado o período entre 2016 a 2021 nas bases Pubmed e Scielo. Dos 31 artigos que abordavam a violência doméstica identificados, apenas cinco abordavam o perfil do agressor. Os resultados indicam que meninas foram as maiores vítimas, tendo como agressores pais e padrastos com mais de 30 anos e a negação ou minimização do abuso pelos perpetradores. Já no contexto extrafamiliar, prevaleceram acusados mais jovens, preferência por adolescentes e justificativa de que a relação foi consentida. Por fim, destaca-se a necessidade do entendimento desse fenômeno focando os autores da violência, uma vez que eles tenderão a manter o mesmo repertório comportamental, caso não haja uma intervenção efetiva.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25606.10.2022
Download PDF: