Comportamentos autolesivos e suicidas entre adolescentes: fatores de risco e de proteção

×

Error message

  • User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).
  • Deprecated function: implode(): Passing glue string after array is deprecated. Swap the parameters in drupal_get_feeds() (line 394 of /home2/journalijdr/public_html/includes/common.inc).
  • Deprecated function: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls in _menu_load_objects() (line 579 of /home2/journalijdr/public_html/includes/menu.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
21241
6 pages
Research Article

Comportamentos autolesivos e suicidas entre adolescentes: fatores de risco e de proteção

Autores Jucelaine Arend Birrer, Sheila Kocourek, Angélica Vasconcellos Trindade, Bruno Vinícius Rodrigues, Kelly Cristine Vargas da Silva, LaizaSpode Flores, Clarissa Faverzani Magnago and Cândida Prates Dantas

Abstract: 

Objetivo: Identificar os fatores de risco e proteção para a autolesão e tentativa de suicídio entre um grupo de adolescentes. Métodos: Estudo quantitativo, através da aplicação de questionário sociodemográfico e da Escala de Gravidade Suicida de Columbia (C-SSRS) adaptada, em adolescentes entre 12 e 16 anos, estudantes de uma escola pública, localizada em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram analisados através do Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), por meio da análise de frequências e do cruzamento dos dados para identificação dos fatores de risco e proteção. Resultados: Como principais fatores de risco para autolesão, identificou-se questões relacionadas ao sono, sentimentos negativos e sexualidade; e para a tentativa de suicídio, a autolesão, tentativas prévias de suicídio e vida sexual ativa. Encontrou-se, como principais fatores de proteção para a autolesão, aspectos associados a autoestima e relacionamentos;e para tentativa de suicídio, religião, aparência física e animais de estimação. Os comportamentos auto lesivos e suicidas foram prevalentes no público feminino. Conclusão: Destaca-se a importância da identificação dos fatores de risco e proteção para o desenvolvimento de estratégias, visando a prevenção de tais comportamentos e a promoção de saúde e da vida.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.21241.02.2021
Download PDF: