Conhecimento, atitude e práticana promoção da saúde em mulheres com fibromialgia

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
19011
6 pages
Research Article

Conhecimento, atitude e práticana promoção da saúde em mulheres com fibromialgia

Alana Kelly Pereira de Sousa, Isabella Lima Barbosa Campelo, Neilyane Onofre Chaves, Meyssa Quezado de Figueiredo Cavalcante Casadevall, Manuela Fabrício de Oliveira Cunha, Daniella Barbosa Campos, Aline de Souza Pereira and Eysler Gonçalves Maia Brasil

Abstract: 

Objetivo: Analisar o conhecimento, atitude e prática da equipe interdisciplinar no tratamento de mulheres com fibromialgia. Método: Estudo descritivo-exploratório, a pesquisa foi realizada no mês de maio de 2018, no Núcleo Integrado de Saúde, em uma instutuição de ensino privada, em Fortaleza-CE. Para coleta de dados utilizou-se uma entrevista semiestruturada com 40 discentes e docentes da referida instituição, através de visitas ao local nos dias em que estavam marcado atendimentos. A análise dos dados se deu à luz da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os aspectos éticos foram respeitados e teve aprovação do comitê de ética. Resultados: Emergiram duas categorias principais: Conhecimento, prática e atitude relacionada à Fibromialgia, essa categoria reflete o conhecimento, a prática e a atitude na patologia, onde a partir dessas ações é importante dar sentido às relações que se estabelecem., A importância da equipe interdisciplinar na promoção da saúde, essa categoria reflete a importância da equipe e a promoção da saúde das pacientes acometidas pela fibromialgia.Conclusão: Pode-se dizer que a fibromialgia é uma patologia que, diante desta problemática tem-se a necessidade de profissionais capacitados, tanto no conhecimento como para trabalhar em equipe interdisciplinar de forma a reduzir os danos ocasionados pela patologia e a proporcionar qualidade de vida para as mesmas.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.19011.06.2020
Download PDF: