Construção de um modelo preditor de risco para violência doméstica contra mulher

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
18319
6 pages
Research Article

Construção de um modelo preditor de risco para violência doméstica contra mulher

Layza de Souza Chaves Deininger, Kerle Dayana Tavares de Lucena, Kleyber Dantas Torres de Araújo, Rodrigo Pinheiro de Toledo Vianna, Hemilio Fernandes Campos Coelho and João Agnaldo do Nascimento

Abstract: 

O modelo preditor de risco para violência doméstica contra a mulher possui caráter inovador e tecnológico tem a função de calcular o risco de uma mulher sofrer/estar sofrendo violência doméstica.O estudo objetivou apresentar a construção de um modelo preditor de risco para violência doméstica contra mulher. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa.Utilizou-se para criação do modelo preditor, dados de um inquérito domiciliar realizado com mulheresmaiores de 18 anos, utilizando como basevariáveis de qualidade de vida e violência contra a mulher.As variáveis significativas foram obtidas por meio do modelo de redes neurais eregressão logística múltipla. Assim, foi criado o modelo preditor de risco e com ele, calculada aprobabilidade de uma mulher sofrer violência doméstica. O modelo preditor foi criado para ser utilizado pelos profissionais de saúde da atenção básica, que estão mais próximos as mulheres. O instrumento deve auxiliar os profissionais e gestores no processo de tomada de decisão no âmbito da construção e implementação de novas políticas públicas eficazes no enfrentamento do problema e promover a intervençãodo profissional de saúde da atenção básica diante desse fenômeno, qualificando os profissionais a partir do enfoque de gênero.

Download PDF: