Cuidados de enfermagem relacionados à redução de incidência de lesão por pressão em unidade de terapia intensiva

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
09
Article ID: 
17330
8 pages
Research Article

Cuidados de enfermagem relacionados à redução de incidência de lesão por pressão em unidade de terapia intensiva

Emanuel Adenilton Teixeira Barbosa, Sara Suiane Santos Albuquerque, Talita Almeida de Oliveira, Tatiana Zacarias da Silva dos Santos, Aliniana da Silva Santos Clarisse Sampaio Pequeno and Juliana da Costa Madeira

Abstract: 

Os eventos adversos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) são extremamente preocupantes, por conta do perfil de gravidade clínica de seus pacientes. Dentre os eventos mais comuns, os casos de Lesão por Pressão (LP) têm uma maior prevalência dentro desse ambiente. Normalmente, estas se encontram sobre proeminências ósseas, resultando da pressão ou de uma combinação entre pressão e forças de torção. Dessa forma, o objetivo do estudo foi identificar na literatura nacional e internacional os cuidados de enfermagem para a redução da incidência de Lesão por Pressão em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva. Trata-se uma revisão integrativa de literatura. A busca acorreu nos meses de agosto e setembro de 2018 nas seguintes bases de dados: LILACS e BDENF via BVS, MEDLINE via PUBMED e SCIELO, mediante descritores: “unidade de terapia intensiva”, “lesão por pressão” e “cuidados de enfermagem”. Foram incluídos: artigos disponíveis, sem recorte temporal relacionados à temática. Foram excluídos os editoriais, monografias, teses, dissertações, cartas ao editor, revisões de literatura, estudos de reflexão, artigos repetidos e os que não responderam à questão de pesquisa. A partir da análise, foi identificado que 40% dos estudos abordavam a incidência e prevalência de LP em UTI. 35% trouxeram os fatores de risco para LP, como pele seca, áspera e falta de turgor, relacionados com distúrbios oriundos do próprio organismo e politrauma, pneumonias e distúrbios neurológicos, associados a fatores externos e/ou ambientais. Além disso, 40% abordaram as escalas como instrumento de predição das lesões, destacando-se a Braden e Waterlow. E, finalmente, 44% abordaram intervenções de enfermagem para prevenção e/ou cuidado de LP. A alta incidência das LP como causas adversas em pacientes hospitalizados na UTI é um problema atual no contexto hospitalar. As ações de enfermagem devem garantir que o paciente seja admitido e receba a alta hospitalar sem apresentar LP.

Download PDF: