Detecção e terapêutica precoce na sepse: Revisão Integrativa

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
13
Article ID: 
26373
4 pages
Research Article

Detecção e terapêutica precoce na sepse: Revisão Integrativa

Juliano Massini Medici da Costa, Antero Taqueti Neto, Katiane Regina Fraga Pantaleão, Maria Eduarda Carvalho Nogueira da Gama, Millena de Barcellos Liberato, Brunely Souza de Miranda, Yvis Morais Ferrari, Leonardo Pelição Ferrari, Thaís da Silva Noia and Greice Kelly Palmeira Campos

Abstract: 

A sepse é caracterizada por disfunção orgânica decorrente da resposta desregulada à infecção, e cuja investigação, diagnóstico e tratamento oportunos são tempo dependentes para o prognóstico satisfatório. O objetivo deste estudo foi identificar a importância das medidas precoces necessárias para condução dos casos de sepse no paciente hospitalizado. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, exploratória e com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada no período de fevereiro de 2023. Foram empregados os passos sugeridos pela literatura para a realização de revisão integrativa. As bases de dados utilizadas foram: MEDLINE, BEDENF e LILACS. Após a busca na base de dados foram identificados 894 artigos, após aplicação dos filtros, utilizando os critérios de inclusão/exclusão, foram analisados 20 artigos na íntegra considerados potencialmente relevantes, resultando numa amostra final de 07 artigos elegíveis que contribuíram para a realização do estudo. Após análise sistemática desses, deu-se por necessário a inclusão do seguinte eixo temático: Manuseio da sepse: determinantes para resultados satisfatórios. Destarte, o estudo viabilizou a conscientização da problemática gerada pela infecção. Dessa forma, é imprescindível que o diagnóstico oportuno seja preconizado para um melhor desfecho no tratamento, devendo ser iniciado precocemente. Observou-se também, a importância do investimento nos treinamentos e capacitação da equipe multiprofissional para uma melhor percepção dos sinais de sepse e busca da reversão do quadro de maneira eficaz e ágil.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.26373.02.2023
Download PDF: