Diagnóstico e fatores de risco associados ao carcinoma espinocelular: um relato de caso

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
19715
4 pages
Research Article

Diagnóstico e fatores de risco associados ao carcinoma espinocelular: um relato de caso

Tiago dos Santos de Freitas, Henry Mcarter Senra Almeida, Jeisielle Alves da Anunciação Barreto, Northon Duarte Silva and Paulo Henrique Pola

Abstract: 

Introdução: O câncer é um conjunto de doenças agressivas que tem em comum o crescimento celular desordenado, que podem invadir tecidos e órgãos. O carcinoma espinocelular (CEC) é o mais prevalente na cabeça e pescoço, localiza-se principalmente em assoalho bucal e língua, apresentando baixos índices de cura. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo relatar um caso clínico de CEC, com ênfase no processo diagnóstico e fatores de risco associados. Relato de caso: Paciente, masculino, 70 anos, melanoderma, trabalhador rural, etilista, tabagista, compareceu ao serviço de estomatologia do Centro de especialidades odontológicas com sintomatologia dolorosa e queixa de “uma ferida de baixo da língua após ter comido uma castanha”. Ao exame físico intrabucal, observou-se extensa massa nodular, medindo 7 cm, firme a palpação, ulcerada, com áreas leucoeritroplásicas, bordas elevadas, em assoalho bucal se estendendo para borda lateral de língua e orofaringe. A hipótese diagnóstica foi de CEC e para a confirmação, realizou-se biópsia incisional. O resultado anatomopatológico confirmou a presença de CEC. O paciente foi referenciado para tratamento oncológico e adequação do meio bucal. Conclusão: O Cirurgião-Dentista deve estar preparado para diagnosticar o CEC, associando informações clínicas e indicando exames histopatológicos para um diagnóstico precoce e melhor prognóstico.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.19715.09.2020
Download PDF: