As dificuldades enfrentadas pelo enfermeiro na assistência à saúde da mulher em unidades básicas de saúde

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
24550
5 pages
Research Article

As dificuldades enfrentadas pelo enfermeiro na assistência à saúde da mulher em unidades básicas de saúde

Weslly Pereira da Silva Sousa, Luana Pereira Ibiapina Coêlho, Allan Bruno Alves de Sousa Santos, Carla Géssica Alves Vieira, Kaline Oliveira de Sousa, Martha Eliana Waltermann, Carlos Alberto Feitosa dos Santos, Rejane Batista Fernandes, Jaqueline Giselle Farias Fernandes, Heike Felipe Rangel Dias, Daniel de Mélo Carvalho, Marília Gabriela Ferreira, Luiz Carlos Pereira de Sousa, Pedro Paulo Caixeta Canedo, Renata Moreira Gonçalves

Abstract: 

Introdução: O Posto de Saúde ou UBS, é a porta inicial para o atendimento no Sistema Único de Saúde, além de ser desenvolvidos diversos programas, um deles é o Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher. Objetivo: A pesquisa teve como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros da atenção básica na assistência à saúde da mulher, dessa forma tenta-se buscar informações mais relevantes e de grande importância sobre os principais efeitos que a os programas de saúde traz para esse grupo social, e quais fatores de gravidade gerados por algumas ações de conscientização relacionadas à saúde feminina. Método: Pesquisa bibliográfica. Os pesquisadores que adotam a abordagem qualitativa partem de um pressuposto que defende um modelo único de pesquisa para todas as ciências, já que as ciências sociais têm sua especificidade, o que pressupõe uma metodologia própria. Foi realizado uma pesquisa quando se está relacionado quais os motivos reais que levam às práticas de enfermagem, bem como as contribuições dos profissionais de enfermagem enquanto formadores de opinião no que diz respeito à minimização desse grave problema social vigente no país e no mundo. Resultados e Discussão: A saúde da mulher é um dos assuntos mais debatidos em nosso dia a dia como um tema que à parte necessita de uma discussão específica em prol de uma saúde com qualidade de vida que a cada dia estão sendo discutidas com grande veemência. Conclusão: Dentro de um contexto indiscutível, é necessário que os olhares estejam voltados à tais práticas de saúde da mulher que geram esse tipo de atividade social contra o público feminino.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.24550.05.2022
Download PDF: