Efetividade das práticas integrativas e complementares no tratamento da depressão no idoso: revisão de escopo

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25611
7 pages
Research Article

Efetividade das práticas integrativas e complementares no tratamento da depressão no idoso: revisão de escopo

Felipe Clementino Gomes, Elanio Leandro da Silva, Juçara Elke Lourenço da Silva, Shimeny Lima Lucena Dantas, Lorena Aquino de Vasconcelos, Mariana Albernaz Pinheiro de Carvalho, Islania Giselia Albuquerque Gonçalves, Maria Lucia do Carmo Cruz Robazzi

Abstract: 

A depressão se constitui no mais incapacitante agravo de saúde mental da contemporaneidade. As terapias integrativas complementares surgem para ampliação de tecnologias no manejo dessa desordem no idoso. Objetivo: Mapear na literatura, produções existentes sobre os tipos de Terapias Alternativas e sua correlação com a evolução da doença em idosos. Método: Estudo descritivo, exploratório, tipo revisão de escopo, realizado em seis bases de dados seguindo o protocolo do Joanna Bridges Institute. Foram incluídas publicações restritas ao público idoso, no uso de terapias alternativas e não farmacológicas para o transtorno depressivo. Os dados foram extraídos e tratados em 3 etapas, compilados no software Rayyan®, por 2 revisores independentes e 1decisor. Resultados: A busca retornou 1.063 artigos, dos quaiselegeram-se 14, sendo 7de estudos randomizados e/ousemi-experimentais. A população total dos estudos perfez um total de 2299 pessoas, entre 60 a 85 anos. As abordagens mais frequentes foram musicoterapia (21,4%), reflexologia podal (14,2%) e fitoterapia (14,2%). Os desfechos mais encontrados foram a melhora dos sintomas depressivos, cognição e socialização. Conclusão: as práticas alternativas podem auxiliar na reduçãode sintomas depressivos, além de diminuira farmacodependência e potencializar o bem-estar, fomentando também um novo paradigma de tratamento de envelhecimento.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25611.10.2022
Download PDF: