Fatores associados às amputações do pé diabético em pessoas idosas: uma análise integrativa da literatura

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
19631
4 pages
Research Article

Fatores associados às amputações do pé diabético em pessoas idosas: uma análise integrativa da literatura

Cristiana Barbosa da Silva Gomes, Edmundo de Oliveira Gaudêncio, Gilberto Safra, Lidiany Galdino Felix, Roberta Amador de Abreu and Rosângela Vidal de Negreiros

Abstract: 

O pé diabético é a complicação mais comum entre os portadores de Diabetes Mellitus (DM), sendo responsável pela maioria das internações e amputações de membros inferiores. Em 90% dos casos de DM encontra-se a presença de lesões nos pés decorrentes de neuropatias conhecidas como pé diabético, doença vascular periférica e deformidades, representando uma parcela significativa de internações hospitalares prolongadas, morbidade e mortalidade. O objetivo desse estudo é identificar na literatura os fatores de risco para amputações decorrentes do pé diabético em pessoas idosas. Trata-se de uma revisão integrativa realizada através da Biblioteca Virtual em Saúde e Scientific Electronic Library Online, no período de Junho a Julho de 2020.Foram encontrados 37 estudos para serem analisados. Quanto às principais categorias temáticas abordadas, foi possível categorizar 5 principais: epidemiologia; avaliação de condições de saúde do paciente diabético; úlceras do pé diabético e fatores de risco para amputação, risco de complicações pós amputação e qualidade de vida. Logo, conhecer os fatores associados às amputações decorrentes do pé diabético trará aos serviços de saúde o norte necessário para antecipar-se a essa possível complicação nos pacientes com diabetes, fazendo-se uso das estratégias de prevenção, promoção e recuperação da saúde.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.19631.09.2020
Download PDF: