A flexquest® como ferramenta de organização do conhecimento estruturado e complexo (tfc) na formação de professores

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25648
4 pages
Review Article

A flexquest® como ferramenta de organização do conhecimento estruturado e complexo (tfc) na formação de professores

Luciana Figueredo Almeida, Hulda Bruno Barbosa Senna, Marcia Valeria de Mattos da Silva and Patrícia dos Santos Costa de Oliveira

Abstract: 

O presente trabalho buscou analisar o resultado da aplicação da FlexQuest® enquanto ferramenta intuitiva de organização do conhecimento estruturado e complexo na formação de professores, resultando ou não na flexibilidade cognitiva. No referencial teórico foi realizada revisão bibliográfica, considerando, principalmente, os estudos de Carvalho e Kaniski. A pesquisa foi aplicada tendo como população dez professores. O tema escolhido para aplicação do recurso FlexQuest® foi o racismo “nosso” de cada dia, visto que, no Brasil, o racismo se apresenta de variadas maneiras, passando pela idealização da democracia racial, esta que se propaga o mito de que o país vivencia um paraíso racial de forma diversificada, ocultando e negando, dessa forma, a presença do racismo na sociedade. Dessa forma, levando em consideração que o Estado brasileiro reconhece a presença do racismo no país, surgiu como avanço o combate ao racismo através da Lei n° 10.639/2003, fruto da luta antirracista do Movimento Negro, estabelecendo o ensino da cultura e da história afro-brasileira na educação, tornando fundamentais debates sobre uma educação antirracista na formação continuada de professores, em uma perspectiva descolonial. Foram criados, na Plataforma FlexQuest® a informação geral, o contexto, quatro casos (Mandela, João Pedrosa, Ana Paula Barroso e Moïse Kabagambe), dezesseis minicasos, questões, processo e transferência. A aplicação foi autônoma pelos professores, seguindo roteiro previamente informado. A pesquisa foi realizada entre os meses de março e maio do ano de 2022. Foi constatado que houve, de fato, aos professores que trilharam todo o percurso, flexibilidade cognitiva, ou seja, que a FlexQuest® é ferramenta eficaz para utilização em momentos ou programas de formação de professores.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25648.10.2022
Download PDF: