Giant subserous myoma: Case report

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
26032
3 pages
Research Article

Giant subserous myoma: Case report

Maria Gabriela da Fonseca Pacheco, Fátima Aparecida Henrique Lotufo, Lia Maristela da SilvaJacob, Raphaela de Paula Jacomini, José Manoel Peixoto Caldas and Henrique Barros

Abstract: 

Os miomas são a neoplasia benigna mais comum dos órgãos genitais de mulheres em idade fértil. Eles podem ter um impacto negativo no sistema reprodutivo e podem ser únicos ou, mais frequentemente, múltiplos, causando significativa morbidade e deterioração na qualidade de vida dessas pacientes. Tradicionalmente, os miomas têm sido a principal causa de histerectomia, tornando esta cirurgia a terceira intervenção cirúrgica mais comum em todo o mundo. A miomectomia cirúrgica também tem sido uma opção de tratamento alternativo há mais de 100 anos. Este trabalho objetivou relatar a remoção de um mioma subseroso gigante, destacando as principais complicações e circunstâncias relacionadas, atendido na Santa Casa de Araras – SP. Devido a sua elevada incidência, com destaque para a altíssima frequência em pacientes negras, a equipe médica deve sempre suspeitar da existência de um mioma quando ocorrerem casos de sangramento uterino anormal. O método diagnóstico mais utilizado é a ultrassonografia, com destaque para a modalidade pélvica transvaginal, com a ressonância magnética nuclear sendo de grande utilidade para o fechamento dos diagnósticos. Além disso, a miomectomia por via laparotômica é uma boa opção cirúrgica para a retirada do mioma e preservação do aparelho genital feminino.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.26032.12.2022
Download PDF: