A importância do enfermeiro no pré-natal na visão da gestante

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25367
7 pages
Research Article

A importância do enfermeiro no pré-natal na visão da gestante

Bruna Alzira de Souza Costa; Daniela Fernanda de Freitas; Bruna Luiza Soares Pinheiro; Karime Al Aridi Oliveira; Mariane Andreza de Paula; Arianny Moreira Salviano; Lorrane Lídia Silva Guimarães; Natália Cristina de Andrade Dias; Tatiana Lamounier Silva; Laiana Otto da Costa; Eliseu da Costa; Ranile Santos Silva; Maria Emília Lúcio Duarte; Príscilla Izabella Fonseca Barros de Menezes; Maria Izabel de Azevedo Ferreira; Kaue Batista Andrade; João Paulo Soares Fonseca; Dianefer Vizzotto and Susinaiara Vilela Avelar Rosa

Abstract: 

Introdução: A gravidez é uma experiência na vida da mulher onde ela vivencia várias transformações sociais, culturais e psicológicas. E o pré-natal é essencial para que a mulher se prepare para ser mãe, é por meio das consultas e outras ações desenvolvidas que a gestante é acompanhada quanto ao desenvolvimento de sua gestação. O enfermeiro se configura como instrumento de educação na prevenção e é um dos profissionais importantes na assistência à mulher ao desenvolver ações de saúde. Objetivo: Avaliar a importância da atuação do enfermeiro no pré-natal a partir da percepção das usuárias. Materiais E Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, com aplicação de um questionário adaptado e validado no Brasil Patient Expectations And Satisfaction With Prenatal Care (PESPC) através de uma entrevista estruturada. Resultados E Discussão: Ao analisar a satisfação das gestantes quanto ao acompanhamento pré-natal recebido, verificaram- se que dentre as vertentes determinadas, um dos itens que representou elevada satisfação das gestantes foi que os serviços de uma enfermeira de saúde pública façam parte da atenção pré-natal, com média de 1,27 (±0,87) e um fator que demostrou grande insatisfação resultou em que minhas consultas de pré-natal durassem um tempo maior, com média 4,59 (DP±1,64). Conclusão: Conclui-se que apesar do enfermeiro realizar os atos preconizados durante as consultas de pré-natal de baixo risco, existem fatores que podem afetar essas ações. Contudo evidencia- se a importância e a necessidade de incentivar a atuação do enfermeiro no cuidado do pré-natal de baixo risco, visando a qualificação da assistência prestada à mulher.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25367.10.2022
Download PDF: