Influência do agrosilício e silicato de potássio no crisântemo cv. puritan sob condições de campo aberto

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
09
Article ID: 
17125
6 pages
Research Article

Influência do agrosilício e silicato de potássio no crisântemo cv. puritan sob condições de campo aberto

Edinei José Armani Borghi, Gabriel Fornaciari, Robson Prucoli Posse, Sophia Machado Ferreira da Silva, Regiane Lima Partelli, Sabrina Gobbi Scaldaferro, Evandro Chaves de Oliveira, Robson Ferreira de Almeida, Waylson Zancanella Quartezani and Vinicius de Souza Oliveira

Abstract: 

O crisântemo (Dendranthemagrandiflora), cultivado em vaso é uma das plantas mais populares no Brasil. O Agrosilício ® e o silicato de potássio são fontes de silício, embora esse não seja um elemento essencial para a nutrição das plantas têm mostrado benefícios na produção e qualidade pós-colheita de flores. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho produtivo e qualidade pós-colheita do crisântemo cv. Puritan, cultivado em condições de campo aberto, sob diferentes doses de Agrosilício ® e Silicato de potássio. Foram realizados dois ensaios, em delineamento inteiramente casualizado com seis tratamentos e dez repetições. No primeiro ensaio, foram testadas diferentes doses do produto comercial Agrosilício (0, 10, 20, 30, 40 e 50 mg/dm3) misturado ao substrato de plantio e no segundo foram testadas diferentes concentrações de Silicato de potássio (0, 0,5, 1,0, 1,5, 2,0 e 2,5 ml/L1) em três aplicações foliares. O aumento das dosagens de Agrosilício e Silicato de potássio proporcionou o aumento dos teores foliares de silício. No entanto, não houve nenhuma resposta significativa sobre as características vegetativas das plantas. Da mesma forma, o incremento de teor de silício na planta não influenciou na longevidade pós-colheitas das flores. Além disso o aumento das doses de Agrosilício ® reduziu o tempo pós-colheita das flores, devido aumento do pH do substrato e por consequência redução da absorção de nutrientes. Assim não se recomenda adição de Agrosilício ® ao substrato de plantio e aplicação de Silicato de potássio via foliar em cultivos de crisântemo.

Download PDF: