Laparoschisis: Integrative literature review

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
13
Article ID: 
26461
4 pages
Research Article

Laparoschisis: Integrative literature review

Juliano Massini Medici da Costa, Davi Ferreira Pires, Amanda Nossa Correa, Raquel Emerick Leite, Brian Aguiar Fonseca, Camila Aresi Cottica, Maria Eduarda Nicchio von Glehn, Dário França Lopes, Letícia Sodré Freitas, Greice Kelly Palmeira Campos

Abstract: 

A laparosquise é uma anomalia congênita que se manifesta como um defeito na bainha do intestino do recém-nascido (RN), que não é coberta pelo saco herniário. Objetivou-se identificar as condutas e abordagens frente ao RN com laparosquise. Tratou-se de uma revisão integrativa de literatura, descritiva com abordagem qualitativa. Para maior efetividade da análise foi utilizado o descritor padronizado no DeCS (Descritores da Ciência da Saúde): gastrosquise. Os critérios de inclusão foram: artigos que se encontravam na íntegra; nos idiomas inglês, português espanhol; publicados no período compreendido entre 2012 a 2022, nas bases de dados da BEDENF, LILACS e CUMED. Os critérios de exclusão foram artigos que se encontravam fora do eixo temático, repetidos no banco de dados, que não estivessem disponíveis e que não respondessem o problema de pesquisa. Após leitura exaustiva dos artigos na íntegra para verificar se respondia ao problema de pesquisa, a amostra final foi composta por 07 artigos. O estudo evidenciou a necessidade de uma equipe bem treinada para a realização da assistência a esse RN que possui muitas peculiaridades e especificidades em seu estado de saúde, além da necessidade da sistematização da assistência, visto que seu estado clínico contempla inúmeras particularidades, gerando diferentes e essenciais intervenções. Salienta-se a necessidade de que novos estudos sejam realizados junto a esta população, para que sejam produzidas evidências científicas acerca da assistência prestada, visando embasar a elaboração de diretrizes e protocolos que direcionem o planejamento da assistência, a fim de minimizar complicações, promover segurança e, sobretudo, o desenvolvimento desses recém-nascidos.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.26461.04.2023
Download PDF: