Nível de sintomas de ansiedade e prática de atividade física de escolares na zona sudeste de teresina-pi

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
23075
4 pages
Research Article

Nível de sintomas de ansiedade e prática de atividade física de escolares na zona sudeste de teresina-pi

Danilo Háviner Machado Rodrigues, Mariane de Oliveira Pinto, Marcela Araújo Sá Nogueira, Renata da Costa Silva, Erika Galvão Figueredo and Mara Jordana Magalhaes Costa

Abstract: 

Ansiedade é uma emoção frequente, sinal de alarme perante uma situação que pode constituir uma ameaça e caracterizada por um estresse que provoca uma excitação emocional. É um problema relacionado à saúde mental que pode gerar distúrbios graves, como depressão e o suicídio. Diante disso, o objetivo geral do presente estudo foi avaliar o nível de sintomas de ansiedade e a prática de atividade física dos escolares da Zona Sudeste de Teresina-PI. A amostra foi composta por 45 alunos, matriculados em uma escola pública da rede de ensino, na zona sudeste de Teresina-PI, de ambos os sexos e selecionados por amostragem não probabilística. O instrumento para avaliar os sintomas de ansiedade foi Inventário de Ansiedade de Beck – BAI e a prática de atividade física foi avaliada de forma indireta, por meio de uma pergunta em questionário elaborado pelos autores. Os dados foram analisados por meio de uma estatística descritiva e o teste do qui-quadrado, utilizando-se o STATA 12.0. O nível de significância adotado foi de 5%. Os resultados mostraram que a maioria era do sexo feminino (68,89%), do 2° ano do Ensino Médio (53,33%) e praticantes de atividade física (55,56%). Um elevado percentual de adolescentes (51,11%) apresentounível de ansiedade grave. Os resultados ainda mostraram que não houve associação estaticamente significativa entre ansiedade e as variáveis sexo (p=0,387), série (p=0,316) e prática de atividade física (p=0,630). Portanto, conclui-se que a maioria dos pesquisados apresentou nível de ansiedade grave e relatou praticar atividade física.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.23076.10.2021
Download PDF: