O uso de esteroides anabolizantes androgênicos associados ao perfil de fisiculturistas em uma cidade do maranhão

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
19671
5 pages
Research Article

O uso de esteroides anabolizantes androgênicos associados ao perfil de fisiculturistas em uma cidade do maranhão

Francisca Tatiana Dourado Gonçalves, Erick Michell Bezerra Oliveira, Alanna Nunes Soares, Karine Costa Melo, Chrisllayne Oliveira da Silva, Wenderson Costa da Silva, Camila Cardoso Ibiapina, Lucas Dannilo Aragão Guimarães, Letícia Aparecida Santos Silva,

Abstract: 

Objetivo: identificar o perfil dos homens fisiculturistas que fazem uso de esteroides anabolizantes androgênicos no município de Caxias-MA. Métodos: Trata-se de um estudo de campo, descritivo e exploratório, de abordagem quantitativa. O estudo foi composto por uma amostra de 20 indivíduos na qual a seleção dos participantes ocorreu através do modelo “bola de neve”. Resultados: A maioria eram jovens pardos, solteiros, sem filhos, tendo idade entre 21-25 anos, com o ensino médio incompleto, renda entre 300 a 1000 reais e exercendo a ocupação de estudante ou profissão de personal. Constatou-se ainda que, a maior parte dos entrevistados possuia conhecimento mediano acerca dos efeitos nocivos do uso dos esteroides anabolizantes androgênicos sobre a saúde física, mental e social. A maioria também tinha conhecimento e fazia associação do consumo de suplementos alimentares com Esteroides Anabólicos Androgênicos (EAA). Dados encontrados apontam que o esteróide mais utilizado por eles é o Deca-durabolin. Conclusão:A escassez de divulgação a respeito dos reais agravos decorrentes do uso de EAA, no qual as informações são advindas apenas de vínculos de amizade ou mesmo de experiências próprias. Sefazindispensável novas investigações que abordemestratégias de educação e conscientização do uso indiscriminado e não-terapêutico destas substâncias.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.19671.08.2020
Download PDF: