O uso de fitoterápicos em lesões cutâneas: revisão integrativa da literatura

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
19626
5 pages
Research Article

O uso de fitoterápicos em lesões cutâneas: revisão integrativa da literatura

Raissy Graciano de Souza, Lucas Manoel dos Santos Lourenço, Rayla Gabriela Elias Antunes, Henrique Charles Sousa Reis, Gabriela Rodrigues Alves and Mikael Henrique de Jesus Batista

Abstract: 

Ouso dos fitoterápicos manifestou-se desde as civilizações pré-históricas até os dias de hoje, e pode ser usada como forma de tratamento em lesões cutâneas. Objetivo: Identificar os principais fitoterápicos utilizados no tratamento de lesões cutâneas e seus efeitos no processo de cicatrização de feridas. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca dos artigos científicos na Biblioteca Virtual em Saúde Pública BVS/Bireme/OMS, na qual foi utilizada os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Fitoterapia, Cicatrização e Ferimentos e Lesões”, combinados com o operador booleano “AND”. Os critérios de inclusão foram artigos em português, inglês e espanhol, publicados entre os anos de 2008 a 2019 e disponíveis na íntegra gratuitamente. Os critérios de exclusão foram pesquisas realizadas com animais e in vitro. Resultados: A busca resultou em 9 artigos que abordaram sobre o uso de fitoterápicos em lesões de pele. A partir da análise dos artigos, foi encontrado 11 tipos de fitoterápicos com amplas formas de utilizações em diferentes tipos de lesões. Observou-se no presente estudo que o uso dos fitoterápicos como terapia tópica adjuvante teve resultados positivos nos mais variados tipos de feridas. Dentre os principais efeitos podemos citar: aceleração na cicatrização, indução de um bom tecido de granulação e ações anti-inflamatórias e antibacterianas.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.19626.08.2020
Download PDF: