Obesidade e tolerância ao exercício: uma revisão de literatura

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25489
8 pages
Research Article

Obesidade e tolerância ao exercício: uma revisão de literatura

Thúlio Nilson do Nascimento Pereira, Roberta Cristiane Torres da Silva, Beatriz Paz do Nascimento Soares, Anna Myrna Jaguaribe de Lima Anísio Francisco Soares

Abstract: 

A obesidade se caracteriza pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo em um nível que compromete a saúde. Esta condição tem consequências sistêmicas, e pode afetar a tolerância ao exercício destes indivíduos. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão narrativa da literatura sobre a influência da obesidade na tolerância ao exercício. Foi realizada uma busca nas bases de dados Pubmed e Scielo utilizando os descritores: Obesity AND Exercise tolerance; Obesity AND Exercise Capacity; Obesity AND Functional Capacity; Obesity AND Cardiovascular Capacity. Foram incluídos apenas artigos de pesquisa realizados com seres humanos, entre o período de janeiro de 2000 até agosto de 2022. Foram encontrados 149 artigos na base de dados Pubmed e 118 artigos na base de dados Scielo, a partir do critério de categorização, análise dos títulos e resumos, foram incluídos 15 artigos da base de dados Pubmed e 13 artigos da base de dados Scielo. Os artigos abordavam a relação da obesidade com crianças e adolescentes, população adulta, indivíduos com apneia obstrutiva do sono, sarcopenia, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença arterial coronariana e síndrome pós COVID-19 buscando investigar se a obesidade influenciaria na tolerância ao exercício nessas populações. Crianças e adolescentes obesos mostraram menor tempo de exercício e variáveis cardiorrespiratórias mais elevadas (n= 2721). Mulheres com obesidade tiveram desempenho nos testes de avaliação da capacidade funcional de exercício menor que os de homens com obesidade (n= 561). Foi identificado que a obesidade associada a outros problemas de saúde causa uma perda acentuada no condicionamento físico e na tolerância ao exercício (n= 5350).

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25489.10.2022
Download PDF: