Percepção de alunos do 3º ano do ensino fundamental sobre perdas e desperdício de alimentos

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25790
3 pages
Research Article

Percepção de alunos do 3º ano do ensino fundamental sobre perdas e desperdício de alimentos

Raíssa Almeida Gomes, Rayanne Lopes dos Santos Silva, Lucas de Bessa Couto, Kevin Cesar Neves de Oliveira, Jean Magalhães da Silva, Stephany Paola Picanzo Fagundez Mascarenhas and Patrícia Espíndola Mota Venâncio

Abstract: 

O desperdício e a perda de alimentos ainda é crescente e por consequência, desencadeia um grande impacto na sustentabilidade dos sistemas alimentares, reduzindo a disponibilidade local e mundial de alimentos e afetando diretamente a segurança alimentar e nutricional das pessoas. O objetivo do estudo foi identificar a percepção de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa observacional, descritiva, com uma abordagem quantitativa, composta por 22 alunos com a média de idade de 8,73 ±0,703. Utilizou-se um questionário piloto com 10 perguntas fechadas. Foi realizado o teste de Shapiro-wilk para normalidade dos dados e o teste ‘t” pareado para fazer a comparação entre sexo. E o teste de ANOVA para comparar por idades. Os resultados mostraram que 54,5% não jogam comida fora, 40,9% jogam pouco comida fora, 59,1% não deixam comida no prato e dentre as pessoas que deixam comida 22,7% dizem ser no jantar. Percebeu-se que 68,2% não utilizam depois, as sobras de alimentos das refeições,31,8% dizem que já perderam algum alimento e27,3% porque ficou fora da geladeira. O estudo concluiu uma prevalência ao não aproveitamento dos alimentos e da ocorrência de alimentos perdidos, devido a não utilização adequada do método de conservação.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25790.11.2022
Download PDF: