Percepção de mulheres acerca da prevenção do câncer do colo uterino

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
19816
5 pages
Research Article

Percepção de mulheres acerca da prevenção do câncer do colo uterino

Francisco das Chagas Araújo Sousa, Keilane de Sousa Lima, Lorena Rocha Batista Carvalho, Marcelo de Moura Carvalho, José Francisco de Oliveira Bezerra, Keylla da Conceição Machado, Rilkaelle Gomes de Melo Cerqueira, Luciana Rocha Paula, Daniel Limeira Filho, Kellyane Karen Ferreira Aguiar Cesar and Francisco Laurindo da Silva

Abstract: 

O câncer do colo do útero é uma neoplasia maligna causada pelo crescimento desordenado das células que revestem o epitélio do órgão, podendo invadir estruturas e outros órgãos próximos. O principal objetivo desse estudo foi descrever conhecimento das mulheres acerca da prevenção do câncer do colo uterino, trata-se de um estudo de natureza exploratório-descritivo com abordagem quantitativa realizado em uma Unidade básica de saúde (UBS). Para a coleta de dados, foi utilizado um’’ roteiro de entrevista semiestruturado que constatou em perguntas pré-estabelecidas e foram respondidos por 26 mulheres com idade entre 14 e 61 anos. Este estudo analisou o conhecimento dessas mulheres e aponta alguns possíveis fatores que possam contribuir para essa doença, sendo constatado que a maioria das participantes demonstraram ter conhecimentos sobre os métodos de prevenção do câncer do colo uterino, porém não utilizam. Destaca se também a necessidade de orientações ou ações que visem a sensibilização das mesmas sobre a prevenção dessa patologia, para fins de proporcionar às mulheres a prevenção ou até mesmo o diagnóstico precoce, para melhor qualidade de vida, uma vez que identificado que elas conhecem a realidade da doença e dos fatores de risco, porém não se previnem.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.19816.08.2020
Download PDF: