The performance of health surveillance in relation to the covid-19 Pandemic in Brazil

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
24928
7 pages
Research Article

The performance of health surveillance in relation to the covid-19 Pandemic in Brazil

TRAJANO V Eduarda, DOS SANTOS MN Amannda, GOMES M Julianna, ALBUQUERQUE LAA Nara, ROCHA RF Taicy, VIANA F Vitória and RODRIGUES A Ayane

Abstract: 

Introdução: A pandemia por COVID-19 afetou imensamente o Brasil, contando com mais de 600 mil mortes até o momento. Entretanto, desde os primeiros momentos da pandemia no mundo, o Sistema de Vigilância em Saúde monitora os casos alóctones e autóctones, buscando depreender dados epidemiológicos necessários para a orientação do Estado, e deste para a sociedade em geral. O presente estudo objetiva analisar a literatura acerca da atuação da vigilância em saúde diante da pandemia relacionada à COVID-19. Metodologia: Estudo de literatura utilizando as palavras-chave “Vigilância em Saúde'', “Brasil” e “COVID-19” nas plataformas de busca SciELO, Lilacs e PubMed, com uso de critérios de exclusão artigos publicados antes de 2016, notas técnicas, relatos de caso ou de experiência e comentários/editoriais. Foram selecionados 22 artigos a partir de 171 estudos iniciais. Resultados e discussão: A discussão foi dividida entre os estudos que debatiam acerca do seguimento dos casos e da contenção da pandemia, e, da criação de modelos preditivos e da análise da pandemia em campo. Conclusão: O Sistema de Vigilância em Saúde guarda importantes funções para a orientação do Estado e da população, podendo predizer a situação epidemiológica, bem como, orientar necessidades de medidas restritivas mais ou menos rigorosas.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.24928.07.2022
Download PDF: