Prevalência e análise da concordância entre diferentes critérios de avaliação de sarcopenia em idosos longevos

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
19254
7 pages
Research Article

Prevalência e análise da concordância entre diferentes critérios de avaliação de sarcopenia em idosos longevos

Aline Zulte de Oliveira, Aline Afonso Santos, Lydia Zago Pereira, Vicente Paulo Alves, Karla Helena Coelho Vilaça e Silva

Abstract: 

Introdução: Os procedimentos de avaliação da sarcopenia ainda não estão totalmente definidos, o European Working Group onSarcopenia in older People (EWGSOP)publicou inicialmente o EWGSOP1 e posteriormente sua atualização por meio do consenso EWGSOP2, que levam em consideração as características da população europeia. No entanto, infere-se que o ideal seja a utilização dos pontos de corte adaptados para a amostra (PCAM). Objetivo: Avaliar a prevalência da sarcopenia por meio das classificações propostas pelo EWGSOP1, EWGSOP2 e PCAM, e analisar a concordância entre essas avaliações. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal ondeforam avaliadas as variáveis: massa muscular (por meio da Absorciometria de Raios-X de Dupla Energia - DXA), força muscular (pelo dinamômetro hidráulico) e o desempenho físico (por meio do teste de velocidade de marcha de 4,6 metros) em idosos longevos (>80 anos). A análise dos dados foi realizada pelo Coeficiente kappa. Resultados: A prevalência do diagnóstico de sarcopenia foi maior na análise feita pelo PCAM (6,84%). A concordância entre as análises foi fraca a regular, variando de 0,15 até 0,36. Conclusão: Estudos para o desenvolvimento de uma diretriz adaptada à população longeva brasileira devem ser incentivados, a fim de beneficiar pacientes com o diagnóstico precoce de sarcopenia.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.19254.07.2020
Download PDF: