Produção de brachiaria brizantha c.v. piatã sob pastejo de ovinos em áreas adubadas com nitrogênio na estação das águas

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
19270
5 pages
Research Article

Produção de brachiaria brizantha c.v. piatã sob pastejo de ovinos em áreas adubadas com nitrogênio na estação das águas

Antônio Rodrigues da Silva, Lorran Nascimento Farias, Alexandre Oliveira de Meira Gusmão, Fagton de Mattos Negrão, Wanderson José Rodrigues de Castro, Maria Helena Ferrari, Alan Andrade Mesquita, Angela Aparecida Fonseca, Taís Eduarda da Costa Duarte and Ghabriely Xisto Ricardo

Abstract: 

O aumento de biomassa das gramíneas pode ser potencializado com o uso dos fertilizantes nitrogenados. Dessa forma objetivou-se avaliar a produção de massa de forragem de capim piatã sob pastejo de ovinos e fertilização nitrogenada durante a primavera. O experimento foi instalado em delineamento de blocos casualizados com quatro tratamentos (0, 150, 300 e 450 kg ha de N) e três repetições, em parcelas de 36 m2. A fertilização nitrogenada foi aplicada parceladamente, de acordo como os tratamentos. O pastejo foi realizado com ovinos quando o dossel forrageiro atingia 95% de interceptação luminosa (IL) até a altura de 20 cm de pós-pastejo. A produção de massa seca de forragem, lâmina foliar, colmo e material morto de capim piatã responderam de forma linear positiva a fertilização nitrogenada com aumento de 6,8; 4,32; 1,67 e 0,87 kg por kg de nitrogênio aplicado, respectivamente. O pastejo do capim piatã realizado de acordo com a meta de interrupção do pastejo de 95% de IL associado a fertilização nitrogenada resultou em controle da estrutura do pasto com maior produção de lâmina foliar em relação ao colmo e material morto.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.19270.07.2020
Download PDF: