Protocolo da avaliação da mamada: minimizando risco de desmame precoce

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
21357
5 pages
Research Article

Protocolo da avaliação da mamada: minimizando risco de desmame precoce

Ana Paula Xavier Ravelli, Suliane Borcoski, Suellen Viencoski Skupien, Pollyanna Kássia de Oliveira Borges, César Junior Aparecido de Carvalho and Lara Simone Messias Floriano

Abstract: 

Objetivou aplicar o instrumento LATCH Scoring System em puérperas internadas em uma maternidade escola dos Campos Gerais e propor o Protocolo da Avaliação da Mamada aos especialistas da área da Saúde da Mulher em âmbito primário e terciário. Trata-se de pesquisa transversal que aconteceu em uma maternidade escola, com 20 especialistas na área da Saúde da Mulher e 400 puérperas internadas em alojamento conjunto, entre setembro de 2019 a fevereiro 2020, utilizando instrumento a partir dos parâmetros: pega correta, posições para amamentar, tipos de mamilos, conforto ao amamentar e amamentação eficaz, com escore de 0 a 2 por parâmetro (ótimo, moderado e grave), totalizando 0 a 10 pontos. A análise por estatística descritiva, em freqüência simples. Resultou em puérperas em união estável, ensino fundamental incompleto, moradia própria, multigestas, multíparas, sem planejamento reprodutivo. Quanto ao protocolo proposto, os especialistas superaram a média alvo de 85%, menor frequência, concordando totalmente com as afirmações. Conclui-se que o instrumento contribui na avaliação da prática do aleitamento materno pois proporciona a identificação precoce de problemas enfrentados pelas puérperas e a partir dos seus parâmetros e o Protocolo de avaliação da mamada contribui com as ações de cuidado imediatos, a fim de evitar o desmame precoce.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.21357.03.2021
Download PDF: