A psicologia na desconstrução do racismo e promoção da igualdade.

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
19617
4 pages
Research Article

A psicologia na desconstrução do racismo e promoção da igualdade.

Pedro Wilson Ramos da Conceição, Cassia Hellen Oliveira da Costa, Nathalia Kelly de Sousa Trindade, Rodrigo Rodrigues Silva, Maria Luíza Gaspar Amorim Sousa Silva, Eliane Vanderlei Ferreira, Érika Castelo Branco Said, Izabel Cristina Monteiro da Silva, Edilene Pereira da Silva, Lidiane da Rocha Silva and Roneuda do Livramento Carvalho de Sousa

Abstract: 

Preconceito racial pode ser definido como um conjunto de pensamentos e sentimentos que sejam pejorativos em relação ao povo negro, fruto da internalização de representações sociais deturpadas em relação a avaliação, crenças e afetos pré determinados de maneira negativa. Objetivo: Apresentar uma revisão bibliográfica de literatura do tipo explicativa para assim apresentar uma narrativa acerca de estudos sobre o racismo no Brasil e o papel do psicólogo enquanto atuante na promoção da igualdade racial e luta para o fim do racismo. Um dos principais achados desse estudo traz que, o profissional da Psicologia, busca ressaltar sua importância e afirmar sua atuação na desconstrução do racismo e promoção da igualdade racial, buscando compreender o conceito de racismo no Brasil, como este se constitui, as Leis vigentes de promoção da igualdade racial e suas políticas públicas e como o psicólogo atua diante de tais políticas. Conclui-sepor meio deste estudo, que se pode perceber o quão importante se faz o debate desta temática, ampliando os olhares e saberes da Psicologia e possibilitando ressaltar a necessidade do psicólogo para a desconstrução do racismo estrutural e para a promoção da igualdade racial.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.19617.08.2020
Download PDF: