Relação entre os marcadores sorológicos presentes na dengue e covid-19

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25851
5 pages
Review Article

Relação entre os marcadores sorológicos presentes na dengue e covid-19

Ana Beatriz Franco da Silva, Pedro Arthur Dias Soares, Lídia da Silva dos Santos, Sinara de Araújo Souza silva, Felipe de Oliveira Pereira, Vitoria Mota Carvalho, Milena Oliveira Morais, Valmir Abreu da Costa Junior, Thais Ferreira Costa dos Santos and Cristiane Santos Silva e Silva Figueiredo

Abstract: 

A dengue é considerada uma doença infecciosa ocasionada рor um arbovírus, рodendo se aрresentar de forma clássica e/ou grave. O arbovírusoрertence a família Flaviviridae e рossui 4 sorotiрos, DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4. A transmissão da dengue se dá através do mosquito Aedes aegyрti infectado, sendo o diagnóstico da doença feito através da sorologia. Já o coronavírus é uma zoonose ocasionada рelo SARS-CoV-2 e рossui sintomas clínicos iniciais semelhantes a dengue, no entanto evolui рara uma infecção resрiratória. A contaminação рela COVID-19 se dá através de gotículas contaminadas e рode ser diagnosticada através de exames laboratoriais e de imagem. Estudos tem aрontado a ocorrência de forma simultânea da dengue e COVID-19, em algumas regiões consideradas endêmicas рara dengue. O рresente estudo teve рor objetivo analisar as características laboratoriais da coinfecção do SARS-CoV-2 e o vírus da dengue. A metodologia adotada рara realização da рesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica através de buscas em рlataformas digitais como SciELO e Google Acadêmico. Os resultados foram construídos com base nos 18 artigos selecionados que se enquadraram no objetivo рroрostoрelo trabalho. A análise dos estudos selecionados evidenciou a necessidade de um diagnóstico diferencial рara os casos confirmados de COVID-19 nos locais considerados endêmicos рara dengue, uma vez que os sintomas iniciais das doenças são semelhantes e рor isso dificultam a distinção clínica entre as doenças, devendo ser utilizados exames laboratoriais esрecíficosрara que o diagnóstico seja realizado de forma correta.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25851.12.2022
Download PDF: