Responsabilidade civil do médico e a relação com o paciente

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
24177
3 pages
Research Article

Responsabilidade civil do médico e a relação com o paciente

Pedro Pompeo Boechat Araujo, Jhonas Geraldo Peixoto Flauzino, Ana Clara de Mello Moreno, Ana Luiza Alves Fonseca Pellissaro, Alexia Allis Rocha Lima, Giovanna Biângulo Lacerda Chaves, Jade Ferreira Geraldes Iglesias, Susana Gfoni da Silveira and Victor Ryan Ferrão Chaves

Abstract: 

O entendimento da questão moral, na atividade médica, marcante desde a época de Hipócrates, envolve conceitos que levam a uma conscientização da responsabilidade do médico sobre o doente e da obrigação de reparação de um eventual mal causado. Ao longo dos anos, as modificações do sistema de saúde pública levaram à institucionalização do paciente e ao abandono dos antigos costumes, culminando, assim, na insatisfação da população, que se manifesta e fornece matéria-prima para a imprensa. Nesse sentido, o presente trabalho busca suas fontes na literatura médica e na jurídica. Na literatura médica. A bem verdade, a vida é um tema que guarda coincidência de estudos na seara da medicina e do direito, sendo áreas que cada vez mais estão criando encadeamentos profícuos, expressando perspectivas de debates mútuos mais diligentes, em decorrência de um entendimento recente da sociedade de questionar a atividade médica no âmbito judicial, em um processo de judicialização da saúde.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.24177.04.2022
Download PDF: