Síndrome de lemmel: um relato de caso lemmel syndrome: case report

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
13
Article ID: 
27039
2 pages
Research Article

Síndrome de lemmel: um relato de caso lemmel syndrome: case report

Eduarda Luz Barbosa Alarcão, Izabella Sena de Oliveira, Maria Luiza Pimentel de Oliveira, Vinícius de Medeiros Nobre and Geovana Thees Perillo Rodrigues

Abstract: 

A Síndrome de Lemmel (SL) é uma causa rara de icterícia obstrutiva causada por um divertículo duodenal periampular (DPA). Sua clínica é variável e inespecífica, ocorrendo por sintomas colestáticos, dor abdominal, e elevação de bilirrubinas. Para seu diagnóstico são necessários exames de imagem. Esse estudo relata um caso de Síndrome de Lemmel secundária à DPA, buscando esclarecer a clínica, os métodos diagnósticos e o manejo instituído. Relato de caso: Trata-se de paciente de 71 anos, sexo feminino, que procura a emergência com dor em HCD e sintomas colestáticos há 2 dias. A Tomografia computadorizada (TC) evidenciou dilatação do colédoco e duodenal, sugerindo a presença de divertículo duodenal. Foi realizada Colangiorressonância Magnética (ColangioRM) evidenciando divertículo duodenal primário, seguida por uma colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), em que realizou-se uma papilotomia endoscópica seguida por colecistectomia videolaparoscópica. Discussão: Devido a raridade da SL, limitações surgem, principalmente relacionadas ao seu diagnóstico precoce e manejo. Seu diagnóstico é realizado por exames de imagem, sendo recomendado o uso de TC, Colangio RM ou CPRE (padrão ouro). Conclusão: A SL é uma patologia incomum, contudo que não deve ser desconsiderada como diagnóstico diferencial em quadros colestáticos. O diagnóstico precoce promove uma abordagem cirúrgica contribuindo na prevenção de complicações.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.27039.08.2023
Download PDF: