Saccharomyces cerevisae como levedura probiótica em carcinicultura: uma prospecção científica

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
21773
6 pages
Research Article

Saccharomyces cerevisae como levedura probiótica em carcinicultura: uma prospecção científica

Eldo José Rodrigues dos Santos, Marluce Pereira Damasceno Lima, Rejane Teixeira do Nascimento, Tamnata Ferreira Alixandre, Maria Christina Sanches Muratori

Abstract: 

A aquicultura é uma atividade econômica significativa em muitos países originando produtos que representam uma importante fonte de proteína para consumo humano. Com essa prospecção objetivou-se a busca de anterioridade das produções científicas utilizadas na aplicação de Saccharomyces cerevisae como leveduraprobiótica no cultivo de camarão.A busca de anterioridade científica se deu nas bases de periódicos Scopus, Web of Science e Technology Research Database, utilizando os termos "yeast”, “probiotic”, “shrimp” e as possíveis combinações entre os referidos termos, ligados pelo conectivo boleano “AND”. Em seguida, procedeu-se uma triagem para detectar as publicações relacionadas à aquicultura, envolvendo especificamente o cultivo das espécies “Litopenaeus vannamei” e “Penaeus monodon”, com a utilização de “Saccharomyces cerevisae” como levedura probiótica.A busca de anterioridade revelou que o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à utilização de leveduras como probióticos no cultivo de camarão ainda oferece um vasto campo de estudo a ser explorado, uma vez que, conforme evidenciado na pesquisa, a utilização da levedura S. cerevisae mostra-se como eficiente probiótico modulador de respostas imunes e, consequentemente, provedor do aumento do desempenho produtivo.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.21773.05.2021
Download PDF: