Sentimentos e estratégias de enfrentamento vivenciados por mulheres com diagnóstico de câncer de mama

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
20302
6 pages
Research Article

Sentimentos e estratégias de enfrentamento vivenciados por mulheres com diagnóstico de câncer de mama

Daiana Beatriz de Lira e Silva, Jordânia Andrezza Felipe dos Santos, Karina Karla de Sá Gomes Trevizolo, Clicia Valim Cortes Gradim, Smalyanna Sgren da Costa Andrade and Cintia Bezerra Almeida Costa

Abstract: 

Objective: Desvelar os sentimentos e estratégias de enfrentamento vivenciados por mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Método: Estudo descritivo, com abordagem fenomenológica qualitativa, realizado com quatorze mulheres, entre 38 e 63 anos, com diagnóstico de câncer de mama atendidas em uma instituição filantrópica em João Pessoa. As entrevistas foram realizadas com a pergunta norteadora: Quais foram seus sentimentos e estratégias para lidar com o diagnóstico de câncer de mama? Resultados: O diagnóstico de câncer de mama gerou sentimentos como tristeza, medo, não aceitação, revolta e finitude. As formas de enfrentamento utilizadas foram: fé/espiritualidade, apoio da família e do parceiro. Conclusão: Para minimizar essa mistura de sentimentos, foi necessário ter uma rede de apoio mais familiar que profissional. O enfermeiro deve estar atento para ser o elo da rede de apoio às mulheres diagnosticadas com câncer de mama.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.20302.10.2020
Download PDF: