Análise de correspondência como estratégia para descrição das variáveis associadas a violência contra mulher

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
18353
5 pages
Research Article

Análise de correspondência como estratégia para descrição das variáveis associadas a violência contra mulher

Kerle Dayana Tavares de Lucena, Layza de Souza Chaves Deininger, João Agnaldo do Nascimento, Rodrigo Pinheiro de Toledo Vianna, Elaine Cristina Tôrres Oliveira and Adriene Jacinto Pereira

Abstract: 

Introdução: A violência perpetrada contra a mulher é um problema multifacetado que engloba inúmeras causas e condições e que precisa ser analisado de modo a mensurar o fenômeno a ser enfrentado. Objetivo: Na perspectiva de reconhecer o fenômeno, este estudo teve por objetivo analisar a correspondência das variáveis associadas a Violência Doméstica Contra Mulher. Método: Trata-se de um inquérito domiciliar de base populacional, do tipo transversal, realizado com mulheres acima de 18 anos, residentes no município de João Pessoa-PB. Foram coletadas informações acerca da violência de gênero contra a mulher, características familiares e de indicadores socioeconômicos. Para análise dos dados, foi utilizado o modelo não paramétrico, multivariado, análise de correspondência. Resultados: Neste estudo foi verificado que a maior de frequência de Violência Doméstica Contra Mulher está associada a violência psicológica e de cunho físico, sendo possível identificar que o aumento da frequência de casos de violência aumenta também os casos de violência psicológica e de estrangulamento. Conclusão: Verifica-se, neste estudo, a existência de associação entre as variáveis que possuem maior relação com a frequência de casos de Violência Doméstica Contra Mulher e que a frequência do fenômeno apresenta relação com a gravidade da violência.

Download PDF: