Análise epidemiológica das intoxicações exógenas no município de caxias-ma no período de 2015 a 2020

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
23822
7 pages
Research Article

Análise epidemiológica das intoxicações exógenas no município de caxias-ma no período de 2015 a 2020

Maria Gabrielle Sobral da Silva, Hálmisson D’Árley Santos Siqueira, Wenderson Costa da Silva, Francisléia Falcão França Santos Siqueira, Francisco das Chagas Araújo Sousa, Marconny Lira da Silva, Rafael Andrade da Silva, Paulo Sérgio Gaspar dos Santos, Núbia Oliveira da Silva, Jairina Nunes Chaves, Leticia de Almeida da Silva, Rodrigo Aragão da Silva, Linccon Fricks Hernandes, Tacyana Dayce Pereira de Oliveira and Raimundo Nonato Cardoso Miranda Júnior

Abstract: 

A Intoxicação Exógena (IE) é o conjunto de efeitos tóxicos representados por sinais e sintomas clínicos ou laboratoriais que mostram o desequilíbrio orgânico causado pela interação de um ou mais agentes tóxicos com o sistema biológico. Nesse sentido, o trabalho proposto tem como objetivo geral descrever o perfil epidemiológico das notificações de intoxicação exógena ocorridas no município de Caxias-MA no período de 2015 a 2020. Trata-se de estudo documental, descritivo-exploratório, retrospectivo, com uma abordagem quantitativa dos dados, que foi realizado no período de 2015 a 2020, utilizando dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Ministério da Saúde. Os dados foram coletados a partir das informações disponíveis no site do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). As variáveis envolvidas na pesquisa dos casos notificados foram: faixa etária; sexo; raça/cor; escolaridade; procedência; meses e anos de exposição; agente tóxico; circunstância; exposição de trabalho; tipo de exposição; tipo de atendimento; classificação final dos casos; critério de confirmação; e evolução dos casos. No período pesquisado foram notificados 225 casos de intoxicação exógena que atingiram significativamente um perfil jovem (20-39 anos), com maior incidência no sexo feminino (63,1%), sendo os medicamentos, o principal agente tóxico utilizado (64,4%) em tentativas de suicídios (32,4%). Conclui-se que é importante as notificações, o preenchimento adequado e completo de informações nas fichas e prontuários do paciente para que se tenha uma melhor qualidade das informações disponibilizadas no SINAN.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.23822.01.2022
Download PDF: