Aplicação do processo de enfermagem em um hospital privado na cidade de castanhal-pa

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
21586
4 pages
Research Article

Aplicação do processo de enfermagem em um hospital privado na cidade de castanhal-pa

Vera Lúcia Cecim dos Santos, Andrezza Roberta Alves Raposo, André Cláudio Cardoso Silva, Kamila Thays Almeida Vasconcelos, Irlan Menezes da Paixão, Heide da Silva Cardoso, Izadora Larissa Cei Lima, Julia Maria Moura Corrêa, Bruno José Gaspar da Silva, Najara Paiva dos Santos, Jackline Leite De Oliveira, Thayse Kelly da Silva Martino, Thiago Neves Amador, Francisco Wallison Dias Costa and Elizabeth Cristina Ferreira Coimbra

Abstract: 

O processo de fundamentação da metodologia da assistência de enfermagem, foi construído partindo de várias teorias. As primeiras teorias foram elaboradas nos anos 50, uma delas é a das necessidades humanas básicas da enfermeira Wanda de Aguiar Horta. Segundo Worta, a enfermagem para ser eficiente e eficaz necessita atuar dentro de um método científico de trabalho, a que chamou de processo de enfermagem. O processo de enfermagem é o conjunto de ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando assistir o ser humano, que são: o histórico de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, o planejamento, a implementação e avaliação de enfermagem. Como metodologia optamos por uma pesquisa de caráter quantitativo, sendo a mesma uma pesquisa documental e de campo, realizando a observação de prontuários e questionários preenchidos pelos enfermeiros participantes para coletarmos dados sobre a utilização do processo de enfermagem pelos profissionais atuantes em um Hospital Privado em Castanhal/PA. Diante disso foi observado que ainda existem muitas dificuldades como reunir a equipe, sobrecarga de trabalho, falta de conhecimentos, falta de práticas sobre a utilização do PE, ressaltamos ainda que a SAE e PE reduz as complicações facilitando na recuperação e melhorando a qualidade de vida do cliente.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.21586.04.2021
Download PDF: