Biossegurança em ambiente cirúrgico: a gestão de risco hospitalar como barreira à infecção

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
22717
3 pages
Research Article

Biossegurança em ambiente cirúrgico: a gestão de risco hospitalar como barreira à infecção

Vinícius Lima Aguiar, Mauricio Sarkis Ribeiro, Nathalia Rocha Ferraz, Pedro Câmara De Assis, Mailson Santos Ferreira, João Paulo Ramalho Oliveira, Giovanna Lima Freitas Flôres, Antônio Oliveira Pinheiro, Myllena Lorrainy Soares Brito and Raiza Fraga Rosa Motta

Abstract: 

Introdução: A biossegurança hospitalar é conceituada como um conjunto de procedimentos necessários para lidar com os ambientes médicos, desde com amostras infecciosas a o próprio procedimento cirúrgico. Objetivo: Compreender como os procedimentos higiênicos pré-operatórios e pós-operatórios no ambiente cirúrgico podem influenciar no processo de contaminação por superbactérias e acarretar no desenvolvimento de infecções. Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica nas bases de dados LILACS (Literatura Latino Americana e do Carine em Ciências da Saúde), BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), SCIELO (Scientific Eletronic Library Online e também Pubmed (US National Library of Medicine National Center for Biotechnology Information) dos últimos 11 anos. Conclusão: A infecção hospitalar é considerada um problema de saúde pública. A maior parte das infecções se deve a patógenos resistentes, aos maus cuidados de desinfecção e também de limpeza com o ambiente e com o manuseio de objetos. Por isso, é essencial padronizar os cuidados e manter um ambiente seguro, de modo que a transmissão de microorganismos seja contida, reduzindo assim, as taxas de morbimortalidade hospitalares advindas de infecções generalizadas.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.22717.09.2021
Download PDF: