Boas práticas no atendimento ao neonato no nascimento

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
24598
5 pages
Research Article

Boas práticas no atendimento ao neonato no nascimento

Claudirene Milagres Araújo, Tatiana Mara da Silva Fernandes, Brisa Emanuelle Silva Ferreira, Bráulio Roberto Gonçalves Marinho, Gabriela Maciel dos Reis, Luciana Silveira Monteiro, Jennifer Kathleen da Silva and Thiago Henrique Caldeira de Oliveira

Abstract: 

O objetivo deste estudo foi identificar as práticas no atendimento ao neonato ao nascimento em uma maternidade privada de grande porte. Trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva e retrospectiva realizada através de dados coletados de prontuário eletrônico. Foram analisados 149 prontuários, destes 52% são do sexo feminino, 53% com abaixo do adequado, 56% prematuros e 72% nasceram com boa vitalidade. Verificou-se que 93% dos bebês com idade gestacional ≥ a 34 semanas, que nasceram com boa vitalidade tiveram seu cordão umbilical clampado entre 1 a 5 minutos e 37% dos que nasceram menos de 34 semanas o tempo foi de 31 a 59 segundos, 75% tiveram contato pele a pele e 71% aleitamento materno na primeira hora de vida. Os bebes que tiveram o tempo de clampeamento, aleitamento e contato pele a pele relatado estavam com a assistência em acordo com o recomendado pela literatura vigente. O enfermeiro deve atuar como disseminador de informações e promover treinamentos sobre as recomendações do Ministério da Saúde e importância do registro das informações.

Download PDF: