Concepções de nutrizes sobre a vivência do processo de amamentar

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
09
Article ID: 
16630
5 pages
Research Article

Concepções de nutrizes sobre a vivência do processo de amamentar

Rosália Teixeira Luz, Diana de Souza Lima, Talita Brito Silva, Nayara Mendes Cruz, Marizete Argolo Teixeira, Vanuza Dias Rocha Layres Canuta Cardoso Climaco

Abstract: 

Introdução: A relevância do aleitamento materno tem sido internacionalmente tratada em diversos países, documentos de Organizações nacionais e internacionais de Saúde, que recomendam o aleitamento exclusivo durante os seis primeiros meses de vida da criança Objetivo: averiguar de que forma as mães vivenciam o processo de amamentação.Método: pesquisa exploratória, qualitativa, realizada com 15 mães com filhos cadastrados no Serviço de Atenção à Saúde da Criança de uma Unidade de Saúde de uma cidade na Bahia. A captação dos dados se deu por meio da aplicação de um formulário semiestruturado e foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: O processo de amamentação foi vivenciado como sendo um momento de aprendizado, adaptação e dificuldade, no entanto, as nutrizes que já detinham algum conhecimento sobre a importância da amamentação superavam as dificuldades com mais facilidade. Conclusão: O enfermeiro deve estar apto a fornecer orientação, apoio, incentivo e esclarecimentos referentes à amamentação, possibilitando que o ato de amamentar seja uma prática prazerosa, oportuna e efetiva para as mães e bebês.

Download PDF: