Cuidados paliativos no processo de senescência: revisão sistemática de literatura

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
21584
4 pages
Research Article

Cuidados paliativos no processo de senescência: revisão sistemática de literatura

Kalile dos Anjos Souza, Mauro Fernandes Teles, Diêgo Andrade de Oliveira, Mariane Costa Santos de Tavares, Rosy Aline Lopes de Oliveira, Ana Carolina da Silva Soares Martins, Vanessa Ramalho Correia, Tamires Batista Pedreira, Daniely Sampaio Ribeiro, Melissa Menezes Tolentino, Caroline Braga Palacio, Ananda Mendes Antunes and Ana Maria Lima Tigre

Abstract: 

O envelhecimento populacional é um fenômeno global, que exige da sociedade, poder público e serviços assistenciais uma reestruturação de processos, legislação e posturas. Em tal contexto, verifica-se o crescimento acelerado de estudos e serviços voltados aos cuidados paliativos no processo de senescência. O objetivo do estudo foi conhecer o significado de cuidados paliativos ao idoso na percepção do médico e equipe multidisciplinar, bem como analisar as comorbidades relacionadas ao processo de senescência. Sob o aspecto metodológico o estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática de literatura, realizada nas bases de dados vinculadas à Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foram utilizados os descritores em ciências da saúde (DECS): Cuidados Paliativos, Atenção à Saúde do Idoso, Envelhecimento. Foram selecionados para análise e discussão quatorze estudos que abordavam a assistência em cuidados paliativos ao idoso. Verifica-se grande carência na estruturação de serviços, bem como no preparo profissional para um cuidado adequado. O desrespeito à autonomia do idoso, e ausência de comunicação efetiva entre equipe de saúde e paciente reflete ainda a predominância de um modelo biomédico latente, em que não há individualidade do cuidado, e sobressai o paternalismo médico-assistencial, em detrimento ao respeito da vontade e valores do paciente.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.21584.04.2021
Download PDF: