Eficácia dos exercicios cinesioterápicos na recuperação da amplitude de movimento em paciente queimado: relato de caso

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
20052
4 pages
Research Article

Eficácia dos exercicios cinesioterápicos na recuperação da amplitude de movimento em paciente queimado: relato de caso

Alaiana Marinho Franco; Brenda Varão Bogéa; Raquel Estolano Barberino; Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos; Daniele Caua dos Santos; Thamyres Freitas Fernandes; Hellyangela Bertalha Blascovich; Marciene de Sousa Cavalcante Costa; Guilherme Carlos Malagutti; Joelma Alves Chaves and Karyna Kelly Oliveira Coelho

Abstract: 

Objetivo: Relatar um caso de um paciente com diminuição da amplitude de movimento (ADM) causada por queimadura atendido no estágio de fisioterapia em saúde coletiva de uma instituição de ensino superior do maranhão. Detalhamento do Caso: Trata-se de um paciente do sexo masculino, 45 anos de idade, procurou o atendimento de fisioterapia com queimadura de 1° e 2° grau decorrente de acidente de trabalho, totalizando 14% da superfície corporal queimada. As lesões se concentraram no membro superior esquerdo dificultando a movimentação da articulação do ombro e redução significativa da amplitude de movimento ativa. Como protocolo de atendimento foi utilizado a cinesioterapia para reestabelecimento da ADM.Os atendimentos aconteceram no mês de outubro e novembro de 2019. O protocolo adotado para recuperação da funcionalidade do membro acometido mostrou-se eficaz, apresentando ótimos resultados. Foi realizado 8 atendimentos, na qual houve recuperação de ADM total da articulação glenoumeral. Os benefícios foram adquiridos com a técnica de cinesioterapia ativa e passiva, que foi aplicada de forma precoce, ainda na fase aguda da lesão.Considerações finais: A técnica aplicada para ganho de ADM proporcionou ao paciente recuperação da funcionalidade do membro acometido.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.20052.09.2020
Download PDF: