Estimulando a cognição e a motricidade em crianças: relato de experiência em um centro de referência de assistência social (cras)

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
19865
4 pages
Research Article

Estimulando a cognição e a motricidade em crianças: relato de experiência em um centro de referência de assistência social (cras)

Maria Luíza Gaspar Amorim Sousa Silva, Maria Isabel de Souza Magalhães, Ana Paula Pereira Cardoso, Bárbara Maximiano Nogueira, Andressa Mota dos Santos, Pedro Wilson Ramos da Conceição, Maysa Milena e Silva Almeida, Naglla Cristina Vieira Silva, Ana Valéria Lopes Lemos and Izabel Cristina Vale de Carvalho

Abstract: 

O Serviço de Atendimento Integral à Família é uma das funcionalidades do Centro de Referência de Assistência Social. Dentre os serviços prestados encontra-se a brinquedoteca, uma oficina lúdica que promove o desenvolvimento de crianças com faixa etária de 1 a 4 anos de idade. Analisando o trabalho realizado na brinquedoteca de um CRAS na cidade de Caxias – MA, observou-se lacunas referentes a falta de atividades direcionadas para a aprendizagem de novas habilidades, necessitando de uma intervenção a fim de mudar esta realidade. Dessa forma, o trabalho teve como objetivo implementar na brinquedoteca novas atividades que impulsionassem o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, buscando incentivar a participação das famílias no processo de aprendizagem e promovendo uma maior instrução às brinquedistas que trabalham no local para a continuidade das atividades. Entendendo que o brincar pode se constituir como uma ferramenta de aprendizagem, houve a realização de um quadro com jogos e atividades, programadas diariamente, que visavam atingir determinado aspecto da cognição e motricidade. Após a intervenção as crianças trabalhadas obtiveram uma melhora significativa de suas potencialidades, atingindo o objetivo principal, além de desenvolver outros fatores como a socialização e autonomia.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.19865.09.2020
Download PDF: