Exame papanicolau: conhecimento, atitude e prática de servidoras de uma universidade pública do sudeste do pará

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
23715
11 pages
Research Article

Exame papanicolau: conhecimento, atitude e prática de servidoras de uma universidade pública do sudeste do pará

Bruna Maciel Ribeiro da Silva, João Paulo Oliveira de Sousa Costa, Linda Inêz Alves da Silva, Vitor Teles Rodrigues, Elma de Sousa Fontoura, Elem Cristina Silva da Costa, Fernanda Alves da Silva, Ana Katryne Lopes de Sousa, Sandra dos Santos Tavares and Adriana Paiva Camargo Saraiva

Abstract: 

O objetivo deste estudo foi analisar o conhecimento, atitude e prática sobre o exame Papanicolau de servidoras de uma Universidade Pública do Sudeste do Pará. Trata-se de uma pesquisa observacional, do tipo transversal, descritiva, com abordagem quantitativa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, parecer n° 4.679.666. Os dados foram obtidos por meio de um questionário sociodemográfico e o Inquérito Conhecimento, Atitude e Prática (CAP) adaptado, aplicado no ambiente virtual Google Forms. Para a análise dos dados foi utilizado o programa Statistic Package for Social Sciences (SPSS) versão 24.0, todos em ambiente Windows 7. Não há relação significativa entre a classificação do conhecimento, atitude e prática e a adesão ao exame. Foi identificado relação entre a adesão ao exame Papanicolau e possuir plano de saúde. A maioria das servidoras estudadas possuem conhecimento, atitude e prática adequadas, mas diferente do esperado, os resultados demonstram que não há relação significativa entre o conhecimento, atitude e prática e a adesão ao exame Papanicolau entre as servidoras. Não foi evidenciada associação significativa entre a adesão ao exame e as variáveis sociodemográficas. Sugere-se que novos estudos sejam desenvolvidos, com um maior público, para efeito de comparações e subsídios na tomada de decisões para intervenções efetivas.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.23715.01.2022
Download PDF: