Experiência de estar com HIV/AIDS: sentimentos e expectativas diante do diagnóstico

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
21691
7 pages
Research Article

Experiência de estar com HIV/AIDS: sentimentos e expectativas diante do diagnóstico

Monica Ferreira de Vasconcelos, Maria Emília Limeira Lopes, Carla Braz Evangelista, Maria Andrea Fernandes, Mayara Limeira Freire and Thalita Buriti Matias

Abstract: 

Objetivo: Analisar a experiência de pessoas vivendo com HIV/Aids, no tocante aos sentimentos e expectativas diante do diagnóstico.Método: pesquisa de campo com abordagem qualitativa, realizada com 18 pessoas vivendo com HIV/Aids, no período de dezembro de 2018 a abril de 2019, em três hospitais públicos de João Pessoa (PB).Na coleta dos dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada e o material empírico foi submetido à análise de conteúdo. Resultados: da análise,emergiram duas categorias: Categoria 1: Compreensão sobre HIV/Aids,o que demonstrou uma associação da doença com a imunidade baixa,cronicidade, comprometimento da saúde mental, castigo divino, preconceito e discriminação.Categoria 2:Sentimentos e expectativas diante do diagnóstico de HIV/Aids, destacando-se a negação, medo, desespero, raiva, revolta, fuga, vergonha, fardo, culpa e abandono, autocuidado, esperança de cura, promoção da qualidade de vida e realização profissional. Conclusão: Esses resultados apontam para a necessidade de se implementarem ações educativas, direcionadas às pessoas vivendo com HIV/Aids, no âmbito dos serviços de saúde,que contemplem informações que contribuam para a desconstrução de estigmas e preconceitos e minimização do impacto negativocausado pelo diagnóstico, ajudando-as a superar os sentimentos negativos e estimulando-as ao enfrentamento da doença.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.21691.04.2021
Download PDF: