Lesão por fricção em idosos residentes na comunidade: estudo transversal

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
23783
5 pages
Research Article

Lesão por fricção em idosos residentes na comunidade: estudo transversal

Juliana Balbinot Reis Girondi, Scheila Monteiro Evaristo, Ramon Antônio Oliveira, Melissa Orlandi Honório Locks, Lúcia Nazareth Amante, Daniela Soldera, Isabel Amante Souza , Milena Ronise Calegari

Abstract: 

Objetivo: Estimar a prevalência e os fatores associados à Lesão por Fricção entre idosos da comunidade. Método: estudo transversal descritivo, que incluiu idosos de 60 a 96 anos, com coleta de dados ocorreu entre outubro de 2018 e março de 2019 realizada por entrevistas semiestruturadas e exame físico. O banco de dados foi construído no Microsoft Excel® para Windows® e os dados analisados por meio do software Statistical Package for the Social Sciences versão 21.0®. Para análise das variáveis categóricas utilizou-se o teste Qui-Quadrado de Pearson ou Teste Exato de Fisher, conforme apropriado. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: A prevalência de Lesão por Fricção foi de 3% (12/396idosos). Idosos com cuidadores (p=0,099/RP=3,4), e em uso contínuo de analgésicos (p=0,019/RP=5,45) estão expostos a maior chance de serem acometidos por Lesão por Fricção. A obesidade ou sobrepeso parecem comportar-se como um fator de proteção. Conclusão: Identificou-se que os idosos residentes na comunidade com maior propensão ao desenvolvimento de LF são os que possuem cuidadores e os que fazem uso contínuo de analgésicos. A obesidade ou sobrepeso parecem comportar-se como um fator de proteção.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.23783.01.2022
Download PDF: